terça-feira, 21 de maio de 2013

Em nota indígenas repudiam ação discriminatória e abuso de poder por parte do Chefe do DSEI Alto Purus, Sr. Raimundo Alves costa

Não é a primeira vez que este senhor é denunciado por diversas práticas racistas e preconceituosas. Pesa sobre ele ainda acusações de perseguição à funcionários, incluindo demissões injustificadas e transferências, tudo sem a menor explicação. Inúmeras vezes os indígenas, e mesmo funcionários, relataram esses casos e solicitaram a exoneração do "pastor Costa" mas sem sucesso porque o cargo que ele desempenha é cargo político simplesmente. Não há nenhuma relação, seja profissional seja opcional pela causa indígena.

Aproveito este post para, mais uma vez, dizer que é de suma importância uma investigação sobre a destinação dada aos recursos destinados à saúde indígena desde o ano de 2000. Há fortíssimos indícios de desvio de verba e os indígenas já solicitaram inclusive uma Comissão Parlamentar de Inquérito mas até agora tem recebido o silêncio como resposta. Segue a nota:
Criança Madjá do Alto Purus - desnutrição aguda. Foto deste blog
NOTA DE REPUDIO SOBRE CASO DE PRECONCEITO DO CHEFE DO DSEI-ARPU SESAI DO ACRE, COM LIDERANÇA INDÍGENA.


Hoje, 18 de Maio de 2013, por volta das 18horas, a Liderança Indígena e paciente Edson Jaminawa, foi vitima de RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMANÇÃO, pelo Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indigena – DSEI-ARPU e pastor da Assembleia de Deus Sr. RAIMUNDO ALVES COSTA.

Ocasião em que o Líder Edson Jaminawa foi buscar medicamentos, para continuar seu tratamento, que já vem fazendo na CASAI aproximadamente há 10 anos, após ter conversando com a enfermeira de plantão, que lhe informou que ainda não tinha providenciado o referido medicamento e solicitou que o mesmo voltasse na Segunda Feira par pegar o remédio, quando o líder indígena Edson Jaminawa ai saindo, foi abordado por alguns pacientes, e ficou conversando com os parentes, como sempre fez, ouvir para tentar ajudar os parentes, quando de repente , o Vigilante chegou pegando em seu braço, dizendo que ele teria que se retirar imediatamente da CASAI, por ordem do Sr. “RAIMUNDO COSTA”, dizendo ainda que ele não poderia mais permanecer no lugar, que nem deveria ter entrado, pois se ele não se retirasse o vigilante iria chamar a Polícia para que o retirasse do recinto.

A liderança Edison Jaminawa, então foi procurar saber do então PASTOR COSTA, o porquê dele ter solicitado a sua retirada da CASAI, Sr. COSTA de forma autoritária e ignorante como sempre, disse que não tinha nada para falar com O Lider Edson Jaminawa, só que ele não poderia entrar na CASAI, mesmo assim, ele permeneceu no lugar com os parentes, quando o Sr. COSTA solicitou ao Vigilante que chamasse a policia, e foi Chamado a Polícia Militar, então foram três viaturas da PM, para atender a OCORRENCIA, que lhes foi informado que EDSON JAMINAWA TINHA FEITO UMA PESSOA REFÉM E QUE TINHA REALIZADO UMA MANIFESTAÇÃO, quando a Policia chegou no local encontrou uma aglomerado de mulheres e crianças e alguns pacientes no portão, todos assustados, procurando saber o que estava acontecendo e porque a policia estava alí... Conversei com o Sargento que estava no comando, o mesmo disse que iria passar a situação Polícia Federal, por se tratar de um órgão Federal.

No momento em que estávamos conversando com os policiais, o PASTOR COSTA covardemente, como já é de costume FUGIR PARA NÃO RESOLVER SEUS PROBLEMAS, entrou em seu carro e saiu sem dar a mínima satisfação para a polícia que foi solicitada por ele mesmo, com denuncias mentirosas, dizendo que ele e uma funcionaria seriam reféns dos indígenas, e muito menos para os pacientes Indígenas, que assustados com as viaturas da PM na CASAI, queriam uma explicação.

Conclusão:

Este Sr. COSTA, que em muitas vezes se apresentou para as lideranças indígenas como “PASTOR” RAIMUNDO ALVES COSTA, nunca teve o menor respeito com os povos indígenas, este Senhor CALUNIOU, DENEGRIU O NOME DA LIDERANÇA EDSON JAMINAWA,PERTUBOU O DESCANSO DOS PACIENTES SEM NECESSIDADADE, ALEM DA PRATICA DELE MUITO COMUM DE MENTIR ATE PARA AS AUTORIDADES E JUSTIÇA... NÃO DAR MAIS PARA AGUENTAR TANTO ABUSO DE PODER E IMCOMPETENCIA DESTE INDIVIDUO, FRENTE A SAUDE INDIGENA.....Por isso não aceitamos tais atitudes e não vamos deixar de procurar a justiça, mesmo sabendo que em muitas vezes ela é lenta e tendenciosa, a fim de evitar que aconteça tudo isso com demais lideranças, para que não se crie mais problemas. Enquanto não forem esclarecidos os fatos, nós caracterizamos esta atitude como PRECONCEITO, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO E ABUSO DO PODER.



Ninawa Huni kui-

Nenhum comentário:

Postar um comentário