quinta-feira, 15 de agosto de 2013

15 de AGOSTO: DIA DE SANTA RAIMUNDA, ALMA DO BOM SUCESSO

A história da Santa popular

Santa Raimunda, também chamada de “Alma do Bom Sucesso”, e ainda “Santa Raimunda do Bom Sucesso” é, na verdade, uma santa da devoção popular, considerada santa pelo povo de toda região do Alto Acre e das vizinhanças do Peru e Bolívia.
É uma devoção que valoriza a mulher, vítima do machismo. Santa Raimunda ainda não é canonizada pela Igreja. Isso, porém, não impediu que um grande número de pessoas recebesse graças através de sua intercessão.
Já a alguns anos a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, município de Assis Brasil, AC, tem assumido a organização da grande peregrinação que há ao santuário de Santa Raimunda que recebe milhares de devotos e a cada ano aumenta ainda mais o número de peregrinos.
A vida de santidade
A história de Santa Raimunda é contada pelos habitantes da cidade de Assis Brasil, no Estado amazônico do Acre. Segundo as narrativas, Santa Raimunda era uma mulher muito caridosa e simples, que faleceu sozinha de complicações no parto, ao pé de uma grande seringueira.
Ela estava acompanhando o marido, que era seringueiro e estava trabalhando num caminho de seringas. Raimunda já estava nos últimos dias de sua gravidez, com uma enorme barriga. Por isso, em determinado momento, ela não conseguiu mais acompanhar o marido. Este, irritado e bruto, a deixou ali sozinha. Alguns relatos afirmam que ele teria, inclusive, batido nela, antes de deixá-la. Então, sozinha ali, Santa Raimunda entrou em trabalho de parto e teve complicações sérias, que a levaram à morte.
Seu marido, estranhando a demora, voltou à procura de Raimunda e encontrou-a morta, no pé de uma grande seringueira. O filho, porém, sobreviveu e foi levado pelo pai. Conta-se que o marido chamou outros homens para que ajudassem a levar o corpo de sua esposa para sepultá-la na cidade. Porém, ele teria ficado tão pesado que não conseguiram tirá-lo dali.

Por isso, ela foi sepultada ali mesmo. Testemunhas contam que, no local onde Raimunda faleceu e foi sepultada, um perfume nunca sentido na terra passou a ser sentido por todos os que chegavam ali. Assim começou a devoção a Santa Raimunda. E muitas pessoas receberam graças pedindo ajuda a ela.
Com texto de Jerry Correia e acréscimos meus como homenagem a esta bela história de devoção.
VIVA SANTA RAIMUNDA, ALMA DO BOM SUCESSO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário