sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Brasil: 513 anos de guerra contra os índios

Fotor080981834
A história do hoje chamado Brasil começa sendo contada pelos portugueses, pois nós indígenas éramos ágrafos. A Carta de Pero Vaz de Caminha foi o primeiro documento a nos retratar , um retrato do que eles queriam ver.

Existe um grande descaso em relação a nós indígenas. A nossa cultura é considerada inferior á Cultura dita civilizada. Muitos não índios por não nos conhecerem nos menosprezam. Nós somos invisíveis. Esse preconceito leva a muitos brasileiros  a acharem que as Demarcações de Terras são um grande estorvo à sociedade brasileira. Isso é reflexo da falta de consciência histórica dos brasileiros: nós indígenas somos os moradores originais do território que hoje é ocupado pela República Democrática do Brasil.
O que nós indígenas queremos é uma justiça de reconhecimento e não uma justiça de vingança. Nós não estamos pedindo nada, pois sabemos o direito que temos, um direito ancestral, anterior à formação do Estado Brasileiro. A sociedade reconhece aos gregos e romanos um grande legado, apesar de serem sociedades que deixaram de existir. Nós indígenas, que passamos por massacres, doenças, genocídios, perseguições, contaminações, tudo isso
Fotor080980910
 
A visão estreita e etnocêntrica da “civilização” que prevaleceu na Europa e América, não permitiu ao mundo vislumbrar os nossos modos de vida como alternativas de civilização dos seres humanos. As imagens preconceituosas usadas para nos identificar, limitaram-nos à condição de elementos de um passado que deveria ser superado para constituir uma nação próspera. Nós somos úteis para compor a narrativa histórica oficial da origem das populações das Américas, mas extremamente incovenientes para compor a cidadania contemporânea.gerado pela sociedade, estamos aqui hoje, RESISTIMOS,  porém somos considerados inferiores, sem cultura, silvículas…

Fotor080985314
Nós indígenas não somos apenas sobreviventes de um passado remoto, nem fósseis vivos para a reconstrução de fatos passados. Nós somos contemporâneos à sociedade brasileira e compartilhamos com ela um tempo histórico e fazemos parte da sociedade brasileira.

Nós estamos aqui, passados 512 anos de perseguições e vamos permanecer para todo sempre! Nós resistimos!!


Índios Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário