quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ex-vereador Estevão Silva é denunciado por exploração de trabalho infantil.

Os casos de exploração infantil ainda não são tratados com a devida atenção - Vergonha para nós.

A denúncia da coordenação do CREAS, já foi protocolada no Ministério do Trabalho e no Ministério Público Estadual, contra o ex-vereador Estevão Silva. De acordo com a denúncia, o ex-parlamentar cometeu crime de exploração do trabalho infantil, ao colocar crianças para vender picolés nas ruas da cidade.
Leônidas Fontes coordenador do CREAS, órgão ligado a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, disse que o ex-vereador foi advertido sobre o crime que ele estava cometendo, mesmo assim, continuou colocando crianças para trabalhar.  O agente social relata que, por várias vezes, flagrou crianças empurrando carros de picolés, que pertencem a soverteria do ex-vereador Estevão Silva.
Mesmo já tendo sido autuado pelo Ministério do Trabalho, fiscais do CREAS flagraram na última quinta-feira (26) ,um indígena de 10 anos de idade vendendo picolé da sorveteria do ex-vereador. Segundo o coordenador, será feito uma nova denúncia contra o proprietário da sorveteria.
O coordenador do Ministério do Trabalho em Cruzeiro do Sul, Paulo Sá, disse que já foi feito uma auditoria na empresa do ex-vereador e foi constatado a denuncia de exploração do trabalho infantil, mas os auditores não aplicaram multa no proprietário, porque a empresa não tem CNPJ.
Segundo Paulo Sá, o ex-vereador Estevão Silva, procurou o Ministério do Trabalho na segunda-feira, dia 30, para esclarecer que o indígena, estava com o pai, e seria ele que teria colocado o filho para trabalhar.
Diante da nova denúncia, o chefe da Agência do Ministério do Trabalho de Cruzeiro do Sul, disse que pretende levar o caso para ser apurado pelo Juizado da Infância e Juventude.
 
Fonte: Tribuna do Juruá

Meu comentário: A exploração infantil já foi objeto de um post neste blog e é uma calamidade em muitos países, principalmente paises pobres. A criança é explorada duas vezes: a primeira porque lhe é roubado o direito de ser feliz e ter o necessário para viver com dignidade, a segunda, e pior ainda, por não ter os meios para viver com dignidade, ser violentada e abusada de diversas formas, no caso o trabalho infantil. Que se dê ao ex-vereador todos os direitos de defesa, mas que todos os exploradores de mão-de-obra infantil sejam devidamente punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário