segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cimi realiza o II Seminário Internacional de Formação em Pando – Bolívia



Nos dias 28 a 30 de setembro, o Cimi realizou, no departamento de Pando, cidade de Cobija, Bolívia, o II Seminário internacional de formação. O primeiro foi realizado em 2010, em Rio Branco, Brasil e o terceiro será realizado em 2012 no Perú. Proposto e organizado pelo imi, Regional Amazônia Ocidental, o seminário contou com a colaboração de instituições peruanos e bolivianas, com as quais o Cimi mantem estreita articulação.

Com o tema “Sueños e realidades frente al modelo de desarrollo” o seminário teve como foco principal a crítica ao modelo de desenvolvimento capitalista proposto pelos governos para a região amazônica e a alternativa do Bem Viver – vida para todos e para sempre. O seminário foi também forte momento de solidariedade aos indígenas que estavam na marcha contra a construção de uma carreteira (estrada) que corta a reserva de Tipnis.

Sob forte tensão por causa dos lamentáveis conflitos entre os povos indígenas bolivianos e o Governo de Evo Morales, o encontro contou com a presença de cerca de 100 pessoas dos três países.  Nas análises e painéis apresentados, ficou claro a farsa do modelo dito “sustentável” e as manobras dos governos para enganar as populações e, principalmente os financiadores.

Osmarino, líder da reserva extrativista Chico Mendes, desmascarou o governo do Acre e conclamou a todas e todos presentes a iniciarem uma nova onda de empates, desta vez contra a destruição provocada pelos manejos florestais. “Precisamos nos articular para barrarmos essa destruição que beneficia alguns em detrimento de todos e da vida de nosso planeta terra, nossa mãe terra”.

Estávamos durante todo o tempo, sem conexão com a internet e, por isso só agora pude iniciar uma série de post que pretendo postar aqui sobre os principais painéis apresentados durante o seminário. Acompanhe durante os próximos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário