terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sem defesa, de cabeça erguida - morreu como uma árvore


Líder comunitário de Miritituba (PA)
 João Chupel Primo assassinado

Sábado, dia 22 de outubro 2011, por volta das 14 horas, foi assassinado com um tiro na cabeça João Chupel Primo, com 55 anos. Ele trabalhava numa oficina mecânica onde o crime ocorreu, ao lado de seu escritório.

O Ministério Público Federal do Pará divulgou nesta segunda-feira (24) que o trabalhador rural João Chupel Primo, 55 anos, foi morto com um tiro horas depois de denunciar exploração madeireira ilegal na Resex Riozinho do Anfrísio e na Floresta Nacional Trairão, na região de Altamira (PA). O MPF pediu à Polícia Federal que garanta proteção para testemunhas que denunciaram a rota de retirada ilegal de madeira.

João Chupel Primo já havia registrado boletins de ocorrência na Polícia Civil de Itaituba e passado detalhes sobre os madeireiros que agem na região para a Polícia Federal em Santarém e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração das Unidades de Conservação que estão sendo invadidas por madeireiros.

A responsabilidade de mais uma vida ceifada na Amazônia, recai sobre o atual governo, o IBAMA/ICMBIO, Policia Federal, que não deram continuidade a operação iniciada para coibir essas práticas criminosas que atingem a vida de pessoas humanas e da Floresta. A CPT – BR163 informa que desde 2005 até os dias atuais, já foram assassinadas mais de 20 pessoas nessa região.

Luto na Prelasia de Santarém (PA)

Nos escreve o bispo D. Wilmar Santin de Itaituba: “Conheci o João. Estive em sua comunidade onde realizei as primeiras crismas como bispo de Itaituba.

Eu o tinha encarregado de fundar uma nova comunidade. Justamente no dia da crisma em junho deste ano, ele deixou de ser o coordenador da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré de Miritituba para poder se dedicar à fundação da nova comunidade.
Ele vinha fazendo denúncias sobre grilos de terras e extração ilegal de madeira. Por isso foi assassinado brutalmente com um tiro na testa, sábado passado. Quando os defensores da natureza e da legalidade vão deixar de serem mortos? Quando o Governo Federal colocará pra valer a Polícia Federal para agir no Pará?

Fraternalmente

Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm.
Bispo da Prelazia de Itaituba, Pará – Brasil.”

Blog do Paulo Suess

Nenhum comentário:

Postar um comentário