segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mais uma vez Indígenas do Alto Envira denunciam o descaso na área de saúde

Carta denuncia dos Ashaninka e Madihá do Alto Rio Envira

Terra indígena Ashaninka Isolados do Rio Envira.
Sr. Antonio Alves.
Secretário Nacional da Saúde Indígena.

Nós Ashaninka e Madihá, do Alto  Rio Envira, Viemos publicamente denunciar com o descaso da saúde que vem acontecendo em nossa região.

· Há muitas de nossa crianças vem sendo vítimas de epidemias de ataque de diarréia, vômito, febre e outros tipos de enfermidade.

·  Em nossas comunidades não existe saneamento básico. Só há um monte de material de construção estragado.

·  Há dois anos a equipe de saúde não sobe para fazer qualquer trabalho na área de saúde.

·  Quando conseguimos chegar com os pacientes até a cidade de Feijó, ficamos a mercê da sorte, não recebemos tratamento adequado, ficamos na beira do barranco, não recebemos combustível de volta e nem alimentação.

·  Choramos as mortes de nossas crianças que morre a míngua. A ultima que morreu foi próximo no natal, quando a gente vinha descendo a remo em busca de socorro até a cidade de Feijó. Tivemos que enterrar na beira do barranco nos seringais dos brancos.

Senhor secretário por ocasião de sua visita ao pólo, entregamos em mão o nosso documento falando de nossos sofrimentos e buscamos alternativas.

Feijó, 24 de Janeiro de 2012

Meu comentário: Será que vamos continuar assistindo calados a matança de indígenas por falta de compromisso e responsabilidade do poder público? E quando denunciamos, há que diga que somos intempestivos e exagerados. Será que a Sesai vai esperar que mais dezoito (18) crianças morram, só neste mês, para enviar um representante para dizer que está fazendo alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário