quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A reação atrasada e confusa da SESAI

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, divulgou nota hoje (18) informando que não há confirmação de um surto de rotavírus entre crianças indígenas na região de Santa Rosa do Purus, no Acre.

Do dia 15 de dezembro até o momento, a secretaria notificou a morte de oito crianças indígenas por diarreia aguda, diz a nota. Segundo o ministério, a causa das mortes não foram confirmadas por exames de laboratório e continuam sob investigação.

Notícias veiculadas pela imprensa apontam para um possível surto de rotavírus nas aldeias. Perguntado hoje sobre o assunto, o ministro Alexandre Padilha declarou não haver confirmação e que não é a primeira vez que se registra casos de diarreia aguda na região.

A Sesai informou que as crianças mortas eram das etnias Kaxinawá e Kulina e viviam nas aldeias de Nova Família, Morada Nova, Novo Repouso, Nova Fronteira, Nova Aliança, Kanamari e Moema.




Meu comentário: Creio que os povos indígenas do Acre, especialmente os parentes das crianças mortas, precisam mais do de notas da SESAI. Prcisam de medidas urgentes. Na nota a SESAI confirma que foi notificada da morte de 08 crianças desde quinza de dezembro. Será que oito crianças mortas já não seria o bastante? Agora vamos ficar discutindo se seriam 8, 12, 50 ...?


"As causas das mortes não foram confirmadas..."". Ora, será que não foram realizados os exemes então? Quando esses exames serão realizados? e as crianças que ainda estão nas aldeias, quando serão examinadas?



O ministro disse que não se confirmaram as mortes por rotavirus mas que não é a primeira vez que isso ocorre. Meu Deus! se não é a primeira vez, porque medidas não foram tomadas? o fato de não ser a primeira vez diminui a gravidade da situação, por acaso?


A nota da SESAI é confusa, já vem com atraso e não aponta para soluções. Há momentos em que o silêncio condena pela omissão, mas há também momentos em que a manifestação pública externa o pouco interesse e o quase nada que foi feito. De qualquer forma, cadê as providências e posições da Funai, da Assessoria Indígena, do Distrito do Purus, do pólo base...?


Talvez não estejam preocupados porque, afinal "só foram 08 mortes" e surtos sempre ocorrem na região!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário