Informações de moradores do município de Santa Rosa do Purus dão conta de uma epidemia que está ameaçando várias aldeias indígenas da região e já fez pelo menos 11 vítimas fatais.
Os sintomas de uma doença ainda não identificada pelos médicos e administradores da Casa do índio em Rio Branco deixam as crianças com diarréia, vômito e febre alta.
A suspeita é de que seja uma espécie de rotavírus, e as principais vítimas são crianças da etnia kulina. Várias delas, inclusive, chegaram a ser encaminhadas para Rio Branco e terminaram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro, vindo a falecer em seguida.
A Secretaria Estadual de Saúde já está ciente do problema e enviou médicos e agentes de saúde para o local. O problema tem preocupado o governador Tião Viana, que determinou uma solução urgente para o caso.
Após confirmar a informação com agentes de saúde de Santa Rosa, a reportagem da Agência ContilNet tentou entrar em contato com o administrador da Casa do Índio, Raimundo Costa, através do telefone (68) 840X 1776, mas o telefone estava fora da área de cobertura.
Num contato com uma das gerentes da unidade de saúde, Márcia Andréia, ela informou que estava fora do estado e não poderia falar sobre o assunto.
Outras aldeias indígenas de Santa Rosa já apelaram por apoio e temem que o vírus se dissemine entre seus membros já que o problema persiste há quase um mês.
Silvânia Pinheiro
Agência ContilNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário