segunda-feira, 16 de setembro de 2019

JOVENS EXIGEM DA ONU DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Como vivemos num país que tem um ministro de relações exteriores que vai a Nova York e, ao ser questionado sobre os incêndios da Amazônia, afirma que o seu governo não aceita o que ele define como “climatismo”, precisamos perguntar-nos: os jovens de todo o planeta seriam movidos pelo climatismo ao exigir que a ONU declare oficialmente que a humanidade e a Terra estão vivendo uma emergência climática?

Aos que, como o nosso ministro e o presidente, ficam repetindo que não há aquecimento e mudanças provocadas por práticas de seres humanos, os jovens repetem: que motivos temos nós de não levar a sério as pesquisas científicas que comprovam que continua se agravando o aquecimento global, e que isso está agravando também as mudanças climáticas? E vocês, que têm tudo a ver com o mundo que estão entregando para nós, que motivos têm para negar a ciência?

Não seria uma loucura exigir que os jovens não se preocupem com as condições climáticas que terão para viver, quando a França, por exemplo, enfrentou temperatura de 46ºC, e isso provocou a morte de mais de 1500 pessoas? E com as notícias da diminuição do gelo nas montanhas, na Cordilheira dos Andes, como não se preocupar com as migrações que isso provocará? E a elevação do nível dos mares e a desertificação, quantos milhões de pessoas serão forçadas a migrar? E como aceitar o aumento dos incêndios, como no verão europeu e, agora, no Cerrado e na Amazônia?

Estão mais do que no direito de organizar uma greve mundial, do dia 20 até o 27, para exigir que a ONU declare a Emergência Climática. É um grito pelo direito de ter futuro, um grito apresentado a todos os adultos e a todos os governantes do mundo. Façam o que deve ser feito, insistem, de modo especial vocês que são empresários e donos de bancos capitalistas, os maiores responsáveis pelo consumismo e tudo mais que provoca aquecimento e mudanças climáticas.

E você, amiga e amigo, o que fará no dia 20, ou na semana até o dia 27? Minha sugestão é que participem das marchas e outras manifestações em favor da greve geral pelo clima. Se for religioso, reze a Deus que criou e ama a Terra, a nós, a todos os seres vivos e a todos os seres que tornam possível a vida.

Ivo Poletto, Fórum MCJS